News
2020-02-12
Uso de Certificados digitais no Brasil pode crescer exponencialmente
"O certificado te dá uma ferramenta poderosíssima. Através dele, você manifesta o desejo que você quiser, você assina o contrato que quiser."
- Marcelo Buz
O presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação - ITI, Marcelo Buz, falou com grande otimismo sobre o assunto no 18ª Conescap, evento realizado pela Fenacon, apontando para a existência atual de mais de 8 milhões de certificados ativos, num mercado que vem crescendo. Ele acredita ainda num potencial dez vezes maior, podendo atingir nos próximos anos a impressionante marca dos 80 milhões.
“Existem apenas cinco atos que você não realiza com certificado digital: certidão de nascimento, certidão do óbito, casamento, separação e uma transação imobiliária. Todos os demais atos jurídicos no Brasil, você pode realizar através do seu certificado digital, com presunção de validade jurídica. É fantástico.", afirma Marcelo Buz.
O objetivo é que o processo venha a ser parte não só do dia a dia dos empresários, mas também seja parte efetiva na vida do cidadão de fato, indo além de entregas e obrigatoriedades fiscais.
Para que este cenário se torne algo concreto é, portanto, necessário que o Brasil rompa com alguns paradigmas estabelecidos nas últimas décadas para que este processo possa acontecer de forma gradativa e segura.
A DigitalSign concorda com esta mensagem do Presidente do ITI e vai trabalhar para fazer este cenário de massificação do Certificado Digital no Brasil acontecer, com novas aplicações simplificando o uso do Certificado Digital.